A Importância do Brincar no Desenvolvimento Infantil

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bRiNcAR é trabalho de gente pequena
Certamente já ouviu e até já proferiu a frase, "O trabalho das crianças é brincar!". Mas será que compreende a real importância que o brincar tem na vida de uma criança? Será que sabe verdadeiramente o que significa brincar? Será o brincar a mesma coisa que jogar?
Neste texto irá encontrar resposta a essas questões e ainda será abordado o brincar como um método terapêutico usado em terapia ocupacional.
O que significa Brincar?
Brincar é inato à criança.
Brincar pressupõe o envolvimento ativo da criança numa atividade que é intrinsecamente motivadora para ela; onde ela sente que tem controlo sobre a situação, escolhendo livremente como participar; e onde existe uma liberdade criativa para explorar o imaginário, podendo fazer com que a atividade transcenda as normas do quotidiano (Skard & Bundy, 2008, adaptado de EPTO, 4ªed, 2021).
Brincar e Jogar: Não São a Mesma Coisa
Apesar de muitas vezes confundidos, brincar e jogar têm diferenças importantes:
- No brincar não há regras, a não ser aquelas que a criança escolhe colocar livremente na sua brincadeira. Podemos dizer que brincar "rima" com: escolha, bagunça, organização, desorganização, construção, desconstrução, reconstrução. E é na junção dessas rimas que reside a diferença entre brincar e jogar.
- No jogo existem regras previamente estabelecidas, que todos os intervenientes devem seguir e pressupõe a existência de uma competição e de um vencedor.
Conclusão: brincar promove liberdade e imaginação, enquanto jogar desenvolve competências dentro de limites estruturados.
Por Que Brincar é Essencial para o Desenvolvimento Infantil?
Brincar é o "motor" para o desenvolvimento infantil.
Durante a infância, o brincar permite à criança explorar o mundo à sua volta, estimular a criatividade, experimentar diferentes papéis sociais, desenvolver a resolução de problemas e fortalecer a sua autonomia de forma lúdica. É através do brincar que as crianças aprendem a regular emoções, a colaborar com os outros e a construir resiliência, sendo essencial para a construção da sua própria identidade.
As crianças envolvem-se naturalmente no brincar para desenvolver (sem saberem!) as competências de desempenho que mais tarde facilitam o envolvimento no lazer e no trabalho.
Reconhecendo a importância que o brincar tem na aquisição de competências sensoriais, motoras, cognitivas, sociais, emocionais e de linguagem, é fundamental criar ambientes que valorizem e promovam o brincar.
Brincar em Família: Como Criar Momentos de Qualidade?
- "Mãe, tive uma ideia! E se fossemos brincar à ginástica?"
- "E como se brinca à ginástica?"
Com o ritmo acelerado das rotinas familiares, o aumento da urbanização e a presença crescente de dispositivos eletrónicos, as oportunidades para brincar livremente e em família têm diminuído em grande escala. O que é preocupante para o desenvolvimento integral e saúde mental das crianças!
As mães e os pais têm um poder incrível em potenciar as capacidades dos seus filhos, reservando momentos de qualidade dia a dia (não de quantidade!) e na aquisição de brinquedos e/ou materiais que permitam a criatividade e promovam a relação.
A criança olha para a sua mãe e para o seu pai com admiração e como modelo, pelo que deverão ser capazes de olhar a brincadeira da criança e estimular a imaginação da mesma. Deverão ter uma postura curiosa e entusiasta, questionando a criança, desafiando-a a pensar em novas estratégias e introduzindo novos elementos na brincadeira.
Dicas para estimular o brincar em casa:
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Reserve momentos diários de qualidade para brincar com os filhos;
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Prefira brinquedos que incentivem criatividade e interação;
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Participe com entusiasmo, demonstrando interesse genuíno;
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Introduza novos elementos à brincadeira, mas respeite sempre o ritmo da criança.
Brincar na Terapia Ocupacional: Quando Brincar Também é Cuidar
Brincar é a principal ocupação da criança!
Na terapia ocupacional pediátrica compreendemos que o brincar tem superpoderes na intervenção com crianças. Por essa razão, o brincar é utilizado como método terapêutico para:
Promover o desenvolvimento social e emocional.
Estimular competências motoras e cognitivas.
Ajudar crianças com dificuldades de desenvolvimento a explorar ambientes e interações de maneira mais positiva.
O brincar torna-se, assim, uma ferramenta poderosa para promover autonomia, confiança e bem-estar.
Conclusão: Brincar é Essencial
O brincar é a principal ocupação da infância e um elemento indispensável para um desenvolvimento saudável.
Em jeito de conclusão, proponho que reserve um momento do dia de hoje (e dos "futuros amanhã") para bRiNcAR com a sua criança.
Sugestão para hoje: desligue os ecrãs, sente-se no chão e entre no mundo imaginário da sua criança.
Não existem regras – apenas presença, curiosidade e amor.
E tenha em consideração: A motivação que a criança apresenta no momento do brincar, é a chave principal que devemos usar para a capacitar.
Boas bRiNcaDEirAs!
A Terapeuta Ocupacional, Daniela Gomes
Sobre as Sessões com a Daniela
As sessões de terapia com a Daniela são construídas numa energia de envolvência, motivadora, estimulante e de bem-estar. Pode esperar um espaço onde se sente acolhida(o) e respeitada(o).
Se tem preocupações em relação ao desenvolvimento da sua criança, estamos aqui para ajudar. Contacte-nos!